03 julho 2012

Cabelos coloridos com giz pastel?



Não sei vocês já repararam, mas nesses últimos meses várias famosas apareceram com as madeixas bem coloridas. O que me deixava mais curiosa era porque no dia seguinte, elas apareciam com o cabelo na cor "normal", e o cabelo saudável. Eu ficava me perguntando: "que milagre é esse?" De pintar o cabelo várias vezes, principalmente as pontas, e ele continuar saudável.
Aí há um tempo atrás o blog TheBeautyDepartment fez um post explicando alguns fatores importantes sobre a técnica chamada "Chalking the hair", que é basicamente pintar os cabelos com pastel macio, aqueles giz usados para pintura de telas. O legal é que o efeito é temporário e como não tem tinta de cabelo envolvida, não causa danos maiores aos cabelos. Mas mesmo sendo uma técnica inocente e sem compromisso, existem alguns cuidados que devem ser tomados além de outras dicas para deixar o efeito mais bacana ainda!



PASSO A PASSO: 

Passo 1: Pegue uma mecha fina do cabelo e enrole. Pegue o giz pastel e comece a esfregar na mecha, até que a cor pegue nos fios. Com a mecha enrolada, forma-se uma textura para o pastel, então ele solta a tinta mais rápido. Quanto mais rápido o processo, menor os "danos" causados as cutículas dos fios.
Passo 2: Com uma escova de cabelo, escove o excesso de pó que ficou do pastel. 
Passo 3: Para fazer o efeito dip dye escolha um cor escura e outra clara, como um roxo e uma rosa. Use primeiro a cor escura.
Passo 4: Finalize o efeito com a cor clara, de onde você começou a pintar a mecha roxa, por exemplo.

MURAL DE AVISOS E DICAS:

• O efeito sai na primeira lavagem. 
• Se você quiser facilitar na hora de "pintar", antes do Passo 1 borrife água na mecha. Com os fios úmidos a tinta vai soltar ainda mais rápido. Mas existe um "porém", se você for loira ou tem californianas, o efeito pode durar por mais algum tempo e sair só com algumas lavagens. Se duração por mais alguns dias era o que você estava procurando, então molhe o cabelo antes.
• Se você tem cabelo preto, você realmente vai precisar molhar o cabelo antes do processo. E sim, funciona super bem em cabelos pretos, também. Ruivos também funcionam.
• Use apenas os soft pastels, é o pastel do tipo macio. Os outros do tipo dried/seco ou oil/oleoso não vão funcionar. Principalmente os do tipo oleoso, que grudam no cabelo e vai ser um pesadelo para tirar, além de deixar uma textura bem grudenta.
•  Como disse no Passo 2, escolha duas cores próximas para uma mecha só. O efeito tie-dye fica lindo demais e descontraído.
• Antes de começar, use uma camiseta velha e uma toalha. Durante o processo a tinta ainda vai estar "fresca" e pode sujar sua roupa. Suas mãos também vão ficar super sujas, mas é fácil de tirar.
• Não Chalk your hair sempre, como você está usando um tipo de "pó" compacto, você pode "entupir" as cutículas dos fios e provocar danos. Se você está procurando um efeito duradouro, é melhor optar por tinta de cabelo mesmo.
• No dia seguinte, quando for lavar o cabelo, use um shampoo anti-resíduos para retirar todo o pastel do cabelo. Assim o cabelo fica sem nenhum resquício. Ah, hidratar os fios depois disso é praticamente uma obrigação, se você que manter seus fios saudáveis e fortes. Hidratar os cabelos é uma delícia, joguem a preguiça de lado!
• No final de processo, faça babyliss ou chapinha. O calor vai "selar" as cutículas, assim o efeito vai durar mais algumas horas e a tinta não vai ficar soltando na sua roupa.




 Qual comprar?




É muito fácil e sem segredo algum. A única coisa que nos faz dar um passo para trás, é onde achar os tais pastels. Existem os famosos Color Bug da marca Kevin Murphy — essas bolinhas são muito usadas pelos cabeleireiros de desfiles e editoriais — mas existem dois pontos negativos, ela são produzidas apenas em 3 cores e o preço é bem salty. Se você está de viagem marcada para o U.S. passe por uma loja de krafts(artigos de papelaria), como a Michael's Store, lá é vendido o Artist's Loft Fundamentals que vem com 36 cores e custa apenas $5,99. Mas se você está querendo para agora, a nossa Faber Castell também produz pastels macios. Esse estojo com 24 cores pode ser encontrado em lojas de material escolar ou especializadas em materiais artísticos, por $42,00.
Se achou caro, divida com uma amiga, essa caixinha vai durar um tempão.
E aí, o que acharam?
Adorei essa técnica, ótimo para tirar aquela dúvida de colorir ou não as pontas com tinta de cabelo. Ou apenas mudar o visual por um dia, mesmo. ahaha Super divertido e lindo.
Beijinhos


 Beijos :*